Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: José Roberto de Oliveira Lima
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: José Roberto de Oliveira Lima
Pólo: São Félix do Araguaia
Atividade 1.3
Reflexões e Aprendizagem/aprendencia das tecnologias
A tecnologia educacional focaliza as mídias utilizadas como apoio ao ensino, especialmente o computador, mas, além do foco nos recursos, é necessária a reflexão sobre como desenvolver competências, capacidades cognitivas e habilidades com o auxílio dessas tecnologias. O computador e as demais tecnologias só terão sentido se utilizados na escola para melhoria da aprendizagem, como geradores de conhecimentos que ampliam o currículo e promovem a interação e a colaboração entre professores/educantes e alunos/aprendentes.
Acredito que a meta é tornar a aprendizagem/aprendencia mais estimulante, criativa e efetiva do gerenciamento de novas situações de aprendizagem, que exige seleção e integração dos recursos tradicionais; livros, enciclopédias, jornais e revistas. O importante é planejar atividades que forneçam o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, do espírito crítico, da criatividade e da tomada de decisões em situações complexas. Além disso, as tecnologias podem atuar como dinamizadoras das relações humana e das interações, que fazem da sala de aula um ambiente propício ao trabalho colaborativo.
Concluindo, o uso de tecnologias na escola inclui a compreensão das características dos recursos disponíveis, de suas potencialidades e limitações, relacionadas as formas de interação e construção de sentido e significado. Assim, torna-se necessário que o professor/educante utilize a tecnologia na condição de sujeito ativo, protagonista da ação, de modo que possa usar esse suporte para a criação de experiências educacionais relevantes para uma aprendizagem/aprendencia efetiva. Concluindo ainda, que, não são os recursos tecnológicos que mudam as práticas docentes, e sim essas prática que acabam se integrando e se modificando diante das novas ferramentas de aprendizagem.