terça-feira, 9 de agosto de 2011

Atividade 1.3. - E-proinfo

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: José Roberto de Oliveira Lima
Pólo: São Félix do Araguaia

Atividade 1.3


         Reflexões e Aprendizagem/aprendencia das tecnologias

         A tecnologia educacional focaliza as mídias utilizadas como apoio ao ensino, especialmente o computador, mas, além do foco nos recursos, é necessária a reflexão sobre como desenvolver competências, capacidades cognitivas e habilidades com o auxílio dessas tecnologias. O computador e as demais tecnologias só terão sentido se utilizados na escola para melhoria da aprendizagem, como geradores de conhecimentos que ampliam o currículo e promovem a interação e a colaboração entre professores/educantes e alunos/aprendentes.
      Acredito que a meta é tornar a aprendizagem/aprendencia mais estimulante, criativa e efetiva do gerenciamento de novas situações de aprendizagem, que exige seleção e integração dos recursos tradicionais; livros, enciclopédias, jornais e revistas. O importante é planejar atividades que forneçam o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, do espírito crítico, da criatividade e da tomada de decisões em situações complexas. Além disso, as tecnologias podem atuar como dinamizadoras das relações humana e das interações, que fazem da sala de aula um ambiente propício ao trabalho colaborativo.
         Concluindo, o uso de tecnologias na escola inclui a compreensão das características dos recursos disponíveis, de suas potencialidades e limitações, relacionadas as formas de interação e construção de sentido e significado. Assim, torna-se necessário que o professor/educante utilize a tecnologia na condição de sujeito ativo, protagonista da ação, de modo que possa usar esse suporte para a criação de experiências educacionais relevantes para uma aprendizagem/aprendencia efetiva. Concluindo ainda, que, não são os recursos tecnológicos que mudam as práticas docentes, e sim essas prática que acabam se integrando e se modificando diante das novas ferramentas de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Acredito, também, que a Educação implementou essas tecnologias atuais para tornar as aulas mais criativas e estimulantes aos estudantes.
    Só que acabou dificultando um pouco mais para alguns educantes, já que para tanto, é necessário a busca constante do aprendizado e infelizmente, não são todos que se propõem a isso.
    Também, existe o fator família, que muitas vezes não compreende essa nova metodologia de aprendizado e considera "perca de tempo", ou seja, não é só docente que precisa aceitar essa nova prática, mais toda a comunidade escolar.

    ResponderExcluir